segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Descubra qual o seu tipo de pele

Antes de utilizar qualquer produto, verifique antes qual seria o seu tipo de pele, pois utilizando um creme, ou qualquer outro tratamento poderá vir a prejudicá-la.
Existem 4 tipos de pele:

1) Normal (chamada também de Eudermica): Sua aparência é macia e suave, onde as glândulas sebáceas (secreção gordurosa que impede o ressecamento da pele e lhe dá elasticidade) produzem óleo na quantidade certa. Os poros são imperceptíveis, e raramente ficam obstruídos e dificilmente surgem cravos ou acnes. As características para esse tipo de pele seriam uma textura e pigmentação uniforme, com a pele macia e sem manchas, aparência limpa suave e flexível, não possui brilho oleoso e nem é opaca (mas uma luminosidade saudável), e a pele é lisa com pouca ou nenhuma ruga.

2) Pele Oleosa (Lipídicas): Neste caso as glândulas sebáceas são mais ativas, produzindo mais sebo e deixando a pele mais oleosa. Ocorre uma maior formação de cravos e acne, mas, por outro lado é uma pele que costuma a apresentar menos rugas e seu envelhecimento é mais devagar por estar mais protegida, mas... suas linhas de expressão são mais profundas. Para este tipo de pele deve-se evitar fazer massagens faciais e até mesmo esfoliação, pois pode até piorar a pele, aconselho fazer uma drenagem facial. Suas características seriam o excesso de brilho, poros dilatados bem visíveis, textura espessa e untosa e uma maior presença de cravos e espinhas inflamadas. Um bom tratamento seria fazer uma limpeza de pele semanal, por pelo menos 1 mês, e também aplicar em casa máscara de carvão que retira gradativamente o excesso de oleosidade.

3) Pele Seca (Alípica): Pessoas com tendência a esse tipo de pele, ou nascem com elas ou por falta de cuidados adequados, como a mudança de clima, o não uso de cremes específicos e protetor solar, ou devido. a certos medicamentos... isso acaba deixando a pele desprotegida. Esse tipo de pele envelhece mais rápido devido também á falta de beber água. Suas características seriam, pele fina, sem brilho, maior ou menor presença de rugas e linhas de expressão, possíveis sinais de descamação, vasos capilares visíveis (seriam mais linhas de expressão, mas não profundas) e poros pouco aparentes. Uma boa dica é fazer pelo menos uma vez por semana uma massagem ativa para lubrificar essa pele sem viço, e lógico... continuar a utilizar cremes específicos todos os dias em casa, e beber muita água.

4) ) Pele Mista (Combinada): A maioria das pessoas possuem esse tipo de pele, onde ela é facilmente identificada, sua oleosidade se concentra na chamada zona "T" (testa, nariz e queixo), enquanto que no restante do rosto a pele é normal. Os poros na pele oleosa geralmente são maiores do que em outras partes, como as maçãs do rosto ou ao redor dos olhos, onde aparece rugas e linhas de expressão. A característica deste tipo de pele apresenta a Zona "T" com poros dilatados, excesso de oleosidade e brilho, presença de cravos e acnes, sua pele é mais fina, sensível, opaca e com descamações e rugas nas outras partes do rosto.

Enfim, antes de comprar um creme, verifique se aquele creme é adequado para o seu tipo de pele, consulte um dermatologista ou uma esteticista. E para qualquer um destes tipos de pele é muito importante fazer uma limpeza de pele pelo menos uma vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário